Há duas razões para isso, e vale a pena analisar cada uma delas em pormenor. É sempre melhor descascar as nozes depois de as cozinhar. Não há necessidade de utilizar um quebra-nozes para as descascar.
Outra vantagem importante é que é mais fácil separar as cascas pequenas após a cozedura e estas não voam em direcções diferentes.
A segunda razão é para verificar a qualidade das nozes. As boas nozes devem estar hermeticamente fechadas para que não entre água durante a cozedura.
Se isto acontecer, significa que a noz está danificada ou velha, pelo que é melhor não a utilizar.
Quanto tempo é necessário para cozer as nozes?
É importante seguir uma regra simples: demolhar as nozes em água a ferver durante 2 a 4 minutos. Isto irá amolecer as cascas e torná-las mais fáceis de descascar. Imediatamente após a cozedura, pode começar a descascá-las.
Se deixar as nozes em água a ferver durante muito tempo, elas ficarão húmidas por dentro. Nesse caso, ficarão ligeiramente cozinhadas, o que afectará o seu sabor e as suas propriedades úteis.
Se estiver a utilizar esta técnica pela primeira vez, vale a pena colocar algumas nozes em água a ferver para ver os benefícios da fervura.